segunda-feira, 8 de junho de 2009

Produzindo um Filme

Antes de ter um roteiro em mãos, não existe filme para se produzir. Talvez, com sorte, haja um projeto, mas isso nada mais é que a idéia de se fazer um filme. Para que a produção seja iniciada existe a necessidade de se ter um roteiro em mãos. Se você leu os artigos sobre roteiro deste blog, tem uma idéia de que este possivelmente não é o roteiro que será filmado, mas precisa ser consistente o suficiente para que a produção possa ser iniciada. A produção de todo filme é um longo processo que pode ser dividido em três grandes fases chamadas pré-produção, produção e pós-produção. Neste primeiro artigo apenas explicaremos, a grosso modo, em que consiste cada uma dessas fases.
Afim de não criar parágrafos repetitivos, esta primeira elucidação é necessária. Produção é a divisão na qual o filme é filmado. De maneira que, pré-produção é a divisão que ocorre antes das filmagens e pós-produção é a que ocorre após. Isso pode parecer um pouco bobo e meio intuitivo, e é mesmo! De qualquer maneira, ter isto em mente dá uma dimensão muito mais clara da situação de uma produção qualquer.
Durante a fase de pré-produção são escolhidos os atores, as locações, parte da equipe técnica. Também são feitos os story boards, a captação de recursos, a obtenção de licensas (normalmente para se filmar em algum lugar público, ou se você precisar fechar uma rua), a construção de cenários. Caso haja alguma decisão muito impactante para a produção, como o uso de chroma key [1], ela provavelmente será tomada durante a pré-produção.
A produção, como já foi dito, tratá-se do período em que o filme é rodado efetivamente. Normalmente, ocorrem ensaios, gravações e escolhas técnicas como a luz ou o uso de um efeito visual, que realmente aconteça durante a gravação. Mesmo assim, por vezes acontecem mudanças nas escolhas realizadas durante a pré-produção: uma atriz pode ter quebrado uma perna; uma locação escolhida na pré-produção durante o inverno pode ter sido descaracteriza no verão. É importante ter em mente que muitas vezes é preciso improvisar, mas improvisar tudo seria loucura.
Pós-produzir um filme é montar um quebra-cabeças, nesta etapa é feita a montagem e inserida as músicas além de adicionados os efeitos de computação gráfica, quando os há. Também é nesta fase que ocorre o test screening[2].
Muito do que acontece durante a produção de um filme ainda será explicado neste blog, então acompanhe-o caso queira saber mais sobre produção cinematográfica.

[1] Chroma key é a conhecia técnica de filmar sobre um fundo azul ou verde.
[2] Test screening são comummente chamadas de exibições teste no Brasil. Consiste na exibição de um filme para uma platéia que após assistir ao filme preenche um questionário sobre o que achou do filme.