sexta-feira, 25 de maio de 2012

Filmes de Cortar os Pulsos


Há poucas semanas assistí Biutiful e este triste e deprimente filme do diretor Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos), me deixou tão deprimido que a primeira coisa que pensei foi: Nunca mais verei este filme na vida! Não me levem a mal. Eu gosto de filmes tristes, melancólicos e deprimentes, muitos dos meus filmes favoritos são exatamente assim, mas Biutiful mexeu tanto comigo que não me julgava emocionalmente capaz de voltar a vê-lo.

Claro que a primeira reação frente a algo novo é geralmente a mais intensa. Então, se começa a processar aquelas estranhas coisinhas pegajosas fixadas nos lugares mais recônditos e obscuros do ser. Foi desta forma que passei do mais profundo terror em relação a Biutiful para uma ânsia quase incontrolável de revisitá-lo e falar deste triste, deprimente e delicado filme a todos os que estejam dispostos a me ouvir.

Aos leitores deste blog, indicarei outros 4 filmes além de Biutifil e mencionarei uns outros bons filmes que também te deixarão com vontade de estourar os miolos ao subirem os créditos.

O já comentado  Biutiful  é o filme mais deprimente que já vi na vida. Não me entenda mal, o filme é lindamente deprimente e vale cada segundo do seu tempo.
O Escafandro e a Borboleta conta a história de um homem que passa a sofrer da síndrome do encarceramento após um derrame cerebral. Tem de aprender a subsistir em um mundo onde ele não tem mais lugar, enquanto anseia ardentemente pela morte.

O diretor Dinamarquês Lars Von Trier é uma das figuras mais controversas do cinema atual, sempre em busca maneiras inovadoras de contar uma história. Ele tem se deparado com o amor e ódio do público na grande maioria o seu trabalho. De forma que, nada mais natural que combinar a simples história de uma garota deprimida por ter uma vida vazia e sem significado com a completa destruição da terra causada por sua colisão com um novo planeta chamado Melancolia.
Mar Adentro é baseado na história real de Ramon Sampedro, este filme conta a história de um homem que, após um acidente que lhe deixa tetraplégico, deseja suicidar-se e vai a corte espanhola pelo direito de fazê-lo. As reflexões sobre a morte expostas neste filme, são raramente vistas.

As Pontes de Madison é um filme que leva as mulheres aos prantos. Há seis meses peguei este filme da minha prateleira e fui assistí-lo com minha esposa, que nunca o havia assistido antes. Como era tarde e eu já vira o filme, acabei pegando no sono. Acordei pouco tempo depois com minha mulher se debulhando em lágrimas. Levei quase uma hora para acalmá-la e poder ir dormir. Meses depois, a prima de minha esposa veio passar uns dias conosco. Um dia, chego em casa do trabalho e encontro as duas chorando copiosamente. Depois disso, para que falar sobre o filme?

Pensando a respeito, Lars Von Trier, de Melancolia e Dançando no Escuro e Javier Barden, de Biutiful e Mar Adentro, são os dois grandes realizadores de filmes deprimentes da atualidade. No dia em que os dois perceberem isso e fizerem um filme juntos termino cortando mesmo os pulsos.


Filmes que também merecem menção, depressão e lágrimas

4 Meses 3 semanas e 2 dias
O Caçador de Pipas
Casablanca
Cidade dos Anjos
Coração Valente
Dançando no Escuro
Despedida em Las Vegas
O Homem Elefante
Lado a Lado
A Lista de Schindler
Menina de Ouro
O Menino do Pijama Listrado
Meu Primeiro Amor
Réquiem para um Sonho
O Segredo de Brokeback Mountain
Titanic
A Vida é Bela