terça-feira, 18 de agosto de 2009

Afinal, Pra Que Serve um Diretor?

Quando comecei a estudar cinema e a entender como as coisas eram feitas nos estudios, a pergunta escrita no título desta postagem acendia feito um clarão em minha mente. Afinal, se quem escreve a história é o roteirista, quem controla as cameras é o diretor de fotografia, quem planeja o filme graficamente é o diretor de artes, quem dirige os atores é o diretor de elenco e quem monta o filme é o montador. Que diabos faz o diretor de um filme?

Pode parecer um pouco bobo dizer isso assim, mas o fato é que o diretor de um filme faz, a grosso modo, o mesmo que o diretor de uma empresa qualquer mais uma coisa ou duas. O diretor é a pessoa que sabe como ficará o filme no final. Assim, enquanto os outros envolvidos conhecem apenas de suas funções. Só o diretor pode dizer se eles estão trabalhando de acordo com a imagem que ele tem do filme. Como eu dise antes, ele fica jogando paciência enquanto todo mundo está ralando, exatamente como o seu diretor faz.

O diretor de um filme difere do diretor de uma empresa qualquer no fato dele ser único responsável pela qualidade do produto que ele está desenvolvendo. Então, enquanto o diretor de uma empresa dita ordens e sai para um cafézinho, o diretor de cinema acompanha cada etapa, sugerindo mudanças e trocando idéias até que tudo esteja como ele quer. Isto fica claro quando lembramos quem grita "Corta!" durante as gravações.

2 comentários:

Rodrigo Camargo disse...

Putz, finalmente uma atualização nesse blog. Abraço!

Anônimo disse...

Por qué no escribes sobre los comics llevados al cine a lo largo de la historia??? Sería interesante!