domingo, 8 de fevereiro de 2015

Tangerinas (Mandarinebi)



Sei que faz muito tempo desde a última vez em que escrevi algo neste blog, mas ontem assisti Tangerinas (მანდარინი), um tocante, sensível e inteligente filme não apenas sobre tolerância, mas sobre o que ser humano deveria significar. Georgiano, Checheno, Estônio e Abecásio são palavras que se esvaziam de significado frente a Ivo, Margus, Ahmed, Niko, você e eu.

Ivo (Lembit Ulfsak) é o mais humano e sábio personagem cinematográfico que vejo em muito tempo. Preso pelo seu coração a terra onde vive, parece entender como ninguém que os símbolos que criamos dizem muito pouco sobre o que realmente somos e que ver além deles é a chave-mestra para a resolução dos conflitos. Assim, quando em tempos de guerra, dois soldados inimigos acabam hospedados em sua casa é com esta certeza em seu coração e uma mente ágil e aguda que ele tenta manter a situação.

Infelizmente o filme ainda não tem lançamento previsto para o Brasil e acredito que ele só chegará aí em circuito aberto, se ganhar ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Coisa que eu me deixaria muito feliz, mas que não acredito. Ainda assim gostaria de pedir a todos que busquem um modo de assistir a este poderoso filme e divulgá-lo.

Hoje, Je suis Ivo! Zaza Urushadze, თქვენ ხართ დიდი!

Nenhum comentário: