terça-feira, 5 de junho de 2012

Podcasts de Cinema


Ouço podcasts regularmente dos mais variados assuntos: variedades, história, ciências e especialmente cinema. Atualmente, escuto três podcasts sobre o tema, mas conheço alguns outros. Assim, deixarei aqui uma pequena lista deles com minha opnião sobre os mesmos. Caso você conheça algum outro podcast ou tenha uma opnião diferente da postada, escreva nos comentários. Só um último detalhe, os comentários que farei representam apenas MINHA OPNIÃO sobre os podcasts, não me odeiem por discordarem de mim.

Acredito que o Rapaduracast seja o podcast sobre cinema mais ouvido no Brasil. A edição é excelente; a música geralmente de bom gosto; e o time de suporte é realmente muito bom. Em especial, o Juca, o Thiago Siqueira e o Fábio Barreto. O podcast dá muita atenção ao cinema pipoca, mas também há espaço para a biografia de diretores, listas de indicações, compositores e composições para cinema e notícias. Coisas que fazem deste um dos podcasts mais completos que temos por aqui. O grande problema aqui é a dupla principal, Jurandir Filho e Maurício Saldanha, que são, aparentemente, incapazes de aceitar críticas negativas. Já os ouvi falando grosseiramente de ouvintes que lhes escreveram. E o Maurício tem o irritante hábito de querer que todas as suas opiniões prevaleçam. No geral os casts sem o Maurício são melhores do que aqueles onde ele está.

Matando Robôs Gigantes não é um podcast exclusivo de cinema. Dividido em quatro categorias: cinema, games, hqs e notícias (A Voz do Robô), fala apenas quinzenalmente sobre o tema. A estrutura é bastante simples, os episódios começam com a paródia de uma canção qualquer, depois discutem um filme, quase sempre em cartaz naquela semana. Após isso, expressam suas opniões sobre uma notícia a respeito de cinema. Até concluirem lendo e-mails e dando os recados existentes. Este podcast é, acima de qalquer outro atributo que possa ter, engraçado, boas tiradas e um pouco de desrespeito mutúo próprio dos grandes amigos, tornam este podcast um dos mais divertidos da podosfera. Seu ponto fraco é que nenhum dos membros do podcast parece conhecer profundamente a sétima arte. Assim que, as conversas geralmente referem-se apenas a opnião de seus participantes.

O podcast do Cinema em Cena é o mais jovem entre todos os citados neste post com menos de um ano de existência. Entretanto, seu blog foi o primeiro que acompanhei na vida, ainda que o tenha deixado de acompanhar há uns 5 anos. Ela ainda está criando sua própria fórmula e seus integrantes não parecem completamente a vontade diante do microfone. Já a qualidade das informações passadas é excelente, bem como muitos dos temas abordados são interessantes por si mesmos. Diferentemente dos anteriores, este não se preocupa tanto em divertir, algo que pode afastar o público mais jovem.

Bem, em terra brasilis, ainda conheço o Cine Masmorra. Com certeza este é podcast que mais se distância do cinema mainstream. Quando querem falar do trabalho de um diretor como Martin Scorcese, discutem sobre Os Duelistas ao invés de Taxi Driver (um de seus trabalhos mais aclamados e famosos ) ou A Invenção de Hugo Cabret (seu último trabalho). Talvez, por isso, eles sejam aquele com maiores problemas financeiros, tendo ainda de pedir doações a seus ouvintes, e com o maior tempo de download de todos os podcasts que escuto. Contudo, foi ali que conheci mais sobre cinema Coreano e Chinês. Além de receber algumas indicações que não consegui em nenhum outro lugar. Como o Matando Robôs Gigantes, este podcast parece ser gravado por pessoas sem conhecimento profissional da sétima arte, mas bastante mais preocupados com fatores técnicos que aqueles.  Finalmente, este é o posdcast mais eventual desta lista.

Filmspotting é um podcast em inglês com listas de filmes, listas de filmes e mais listas de filmes. Sinceramente, acho a maneira deles organizarem suas listas, geralmente com cinco indicações, um pouco desinteressante. Além disso, eles não são particularmente engraçados. Mas, por ser americano, tem a vantagem de, volta e meia, entrevistar pessoas interessantes, que os podcasts por aqui não têm a oportunidade de fazer, são atores, diretores, roteiristas. Algumas das entrevistas são realmente interessantes. Infelizmente, elas são um pouco menos frequentes do que eu gostaria.

El Octavo Pasajero é um programa de rádio espanhol, que disponibiliza a gravação dos seus programas para download. Aqui é importante frisar que este não é realmente um podcast. Assim, muitas das coisas que são gravadas fazem muito mais sentido na transmissão original do programa, como um jogo de advinhação. O programa em si é engraçado, com imitações e ridicularização. Principalmente, focado naquilo que está em cartaz e nas notícias. Agora, caso você seja um pouco sensível as minorias, talvez seja melhor você se manter distante deste aqui. Nos primeiros cinco programas que ouvi, eles falaram mal de negros, Sul Coreanos, Franceses, Ingleses e mesmo de espanhóis. Claro que eles estão apenas brincando, mas, de qualquer maneira, fica o aviso.

Nenhum comentário: