quarta-feira, 13 de junho de 2012

Story

Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro




Para os interessados nas postagens sobre roteiro, que são algumas das que mais atraem visitantes ao blog, hoje vou dar a dica de um livro sobre o tema: Story Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro de Robert Mckee é considerado por muitos a bíblia dos roteiristas.Como leitor contumaz avalio o autor antes de decidir por ler qualquer obra sua. 


Assim, se vou indicar uma leitura, nada mais justo que também começar por aí. Robert Mckee é professor de escrita criativa, especializado em roteiro. Nada menos que 36 ganhadores do Oscar foram seus alunos, incluindo personalidades como Peter Jackson, Paul Haggis, David Bowie. Termino a apresentação deste autor notável, mencionando o fato de ele ser transformado em personagem do filme Adaptação (Spike Jonze, Charlie Kaufman), que conta a história de um roteirista em meio a um bloqueio criativo que é contratado para adaptar um romance. Na história o personagem principal recorre a Robert Mckee para ajudá-lo com seu trabalho.

A primeira coisa a saber sobre Story é que este livro não vai te ensinar a formatar um roteiro, ele não se preocupa minimamente com o tema. Até porque, hoje em dia, há dúzias de softwares que praticamente resolvem o problema (nos próximos dias eu pretendo escrever sobre um que venho usando). Então, sobre o que trata o livro?

Basicamente, o livro faz com o roteiro a mesma coisa que a química faz com a matéria, o divide sucessivamente até obter suas particulas mais básicas, começando em seguida a analisar como elas se relacionam umas as outras. Muitas vezes o livro chega a um nível de profundidade que o aspirante a roteirista pode acreditar desnecessário, mas que é, sem dúvida alguma, fundamental ao roteirista profissional.

Repleto de exemplos e demontrações o livro é indispensável a todos que desejam se aventurar na escrita de roteiros. Apesar de lidar muito mais com a substância do roteiro como o próprio título diz, o livro é totalmente voltado para a escrita de roteiros cinematográficos, sendo necessário alguma adaptação para seu uso em outras midias.

Não ganho um centavo por isso, mas caso tenha se interessado em comprar o livro, você  pode encontrá-lo aqui, aqui ou aqui

Um comentário:

Rodrigo Camargo disse...

Muito bom! Finalmente voltou a blogar fielmente! Parabéns!