sábado, 23 de junho de 2012

Por que filmes baseados em jogos de video-game são horríveis?


Já falei anteriormente que a grande maioria da produção cinematográfica é produzida tendo como bases material realizado por outras mídias. Em especial, com a adaptação de literatura de ficção (acredite em mim, tive que queimar uns dois neurônios para encontrar este termo), mas praticamente qualquer coisa é adaptada ao cinema com sucesso, biografias, quadrinhos, series de tv, peças teatrais, desenhos animados e as famigeradas histórias reais. Então, onde reside a dificuldade em se adaptar os jogos de video-game?

Talvez, seu primeiro impulso seja dizer que estou dizendo algum tipo de absurdo. Que existem filmes adaptados de jogos de video-game que são muito bons. Pois é, antes de começar a escrever esta postagem, eu pretendia escrever uma outra com as melhores adaptações para o cinema. Vamos dar uma olhada na lista que consegui: Prince of Persia, Resident Evil, Terror em Silent Hill, Resident Evil - Extinção e Hitman. Agora, caso você considere um desses filmes algo mais que medíocre, tenha certeza que temos diferenças irreconciliáveis quando o assunto é cinema (para dizer o mínimo). Imagine que essa pequena lista contém apenas as pérolas do gênero, inclua agora bobagens como Lara Croft, Doom, Super Mario Bros, Street Fighter, Mortal Kombat ou Double Dragon. Acho que você conseguiu entender meu ponto.

Quando olhamos para o tipo de material que é adaptado, não fica muito difícil imaginar o que acontece com esta categoria de filme. Todos os outros materiais usados têm como função primordial contar uma história, mesmo peças teatrais baseadas no diálogo contam em sua essência uma história. Porém, jogos de video-game estão focados em entreter. De modo que, a maioria sequer possui uma história e naqueles em que há uma história, esta é tão pouco desenvolvida que não possui elementos suficientes para serem adaptados. Assim, durante a adaptação, os responsáveis pelo filme acabam em um imenso dilema uma vez que a fidelidade ao material torna quase impossível produzir um bom filme e afastar-se dele desagradaria os fãs dos jogos.

Claro que hoje os jogos vêm aprimorando suas histórias, mas mesmo um jogo com a história bastante evoluída como Terror em Silent Hill não consegue ser melhor que assistível. Isso, porque as histórias dos jogos são interativas, enquanto em todas as outras mídias, incluindo a cinematográfica, elas são passivas (única coisa a fazer é sentar e deixar que tudo aconteça diante dos seus olhos). A industria do cinema ainda não criou a fórmula para este tipo de transição, mas isso é apenas uma questão de tentativa, erro e milhões de dólares. Então, quando eles chegarem lá veremos uma nova onda de adaptação de filmes baseados em jogos, assim como hoje somos inundados por aqueles adaptados de quadrinhos.

Abaixo vai uma lista que por incrível que pareça é bastante exaustiva de filmes adaptados de jogos.

Resident Evil - Degeneração
Final Fantasy
Resident Evil - Extinção
Hitman
Resident Evil - Apocalipse
Resident Evil - Recomeço
Sairen
Mortal Kombat
Lara Croft - Tomb Raider
Lara Croft - A Origem da Vida
Heróis Pokémon
Max Payne
Mutant Chronicles
Doom
Tekken
Oneechanbara: The Movie
DOA - Vivo ou Morto
Super Mario Bros
Wing Commander
Em Nome do Rei
Street Fighter
Double Dragon
In the Name of the King 2: Two Worlds
Far Cry
King of Fighters
BloodRayne
Bloodrayne: The Third Reich
Alone in the  dark

Nenhum comentário: